terça-feira, 15 de maio de 2012

A influência e seus benefícios dos alimentos na TPM = Bom humor!





Quem nunca ouviu uma mulher reclamar de algum sintoma da TPM? Ou mesmo alguém da família dizendo “cuidado ela esta na TPM”. É mesmo muito difícil a mulher que não tenha nenhum dos inúmeros sintomas da famosa TPM. 



A Síndrome de Tensão Pré- Menstrual (TPM) consiste em um conjunto de sintomas físicos, comportamentais que acometem mulheres no período de 10 a 15 dias antes da menstruação. O tratamento incluem modificações alimentares, comportamentais e em casos mais graves tratamentos medicamentosos.


Pois bem, preparei uma lista com "Alimentos" que estimulam a produção de serotonina, que elevam a sensação de bem estar e diminuem a sensação de irritabilidade e agressividade.

Há mulheres também que não só no período de TPM, mas todos os dias, no final da tarde, tem loucura por chocolate ou por alguma coisa doce (carboidratos. Isso também é queda de serotonina,afirma nutricionista Fernanda.

A quantidade de serotonina no cérebro depende da ingestão de alimentos fontes de triptofano e carboidratos.
O Triptofano é um aminoácido encontrado em alimentos ricos em proteínas e sua importância deve-se ao fato de ser o precursor direto da serotonina. 

Então anote estes alimentos para sua rotina!

Alimentos fonte de triptofano:
Leite e derivados
Produtos a base de soja
Aveia
Peixes e Frutos do Mar
Aves 
Carnes magras
Vísceras
Alimentos integrais (Grãos, biscoitos e massas)
Feijões
Frutas secas (ameixa, damasco, tâmara, castanhas, avelã e nozes)
Frutas como banana, maça, pinha e abacate
Ovos
Sementes de gergelim e girassol
óleo de prímula - cápsulas


Veja a seguir alguns alimentos que também podem contribuir para melhora do humor e dos estados depressivos, porque estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia:

Fontes de ácido fólico (contribui para liberação da serotonina): vísceras, carnes, verduras com folhas verde-escuras (espinafre, couve, brócolis, aspargo), leguminosas (feijão, ervilhas e lentilha), laranja e gema de ovo.

Fontes de selênio (beneficia as funções cerebrais): castanhas-do-pará, frutos do mar, aves e carnes vermelhas, grãos de aveia e arroz integral, cogumelo, avelã e amêndoa.

Fontes de vitamina B6 (está diretamente ligada a conversão do triptofano em serotonina): vísceras, carne de aves, atum, leite, leguminosas, germe de trigo, cereais integrais, legumes, banana e aveia.

Fontes de ácido docosahexaenóico (DHA) (atua como estabilizador de humor e tem efeitos benéficos em várias doenças neuropsiquiátricas, como a depressão): salmão, sardinha, truta e tilápia.

Não se esqueça dos líquidos, beba muita água, água de coco, suco de frutas

Sobremesa para quem está de TPM:

Maçã Assada com Geléia de Damasco

Além de ser ótima para acalmar os sintomas da TPM ela é daquelas que vira preferida no nosso cardápio do dia a dia.

Modo de Fazer:
Geléia de damascos – Cozinhar em fogo muito baixo os damascos com água (quase apagando) por aproximadamente 3h. Utilize uma panela que tampe bem. Mexa com uma colher de pau a cada 30 minutos aproximadamente. Acrescente a gelatina em pó já diluída em água quente (siga a orientação no rótulo). O doce fica pronto quando, ao mexer, for possível visualizar o fundo da panela.
Coloque as rodelas de maçã e polvilhe com adoçante e 1 xícara de água e leve ao forno por 20 minutos. Polvilhe canela em pó. Acrescente a geléia de damasco sobre a maçã.**fica a dica da Nutri fer**

Nenhum comentário:

Postar um comentário