sexta-feira, 11 de maio de 2012

Alimentar-se corretamente nessa fase é fundamental. Afinal, tudo que você come, irá para o seu bebê. Excesso ou restrição ao se alimentar irá refletir na saúde do seu pequeno. E, indispensável nesse período é o acompanhamento pré natal com o médico ginecologista, prática de exercícios de baixa intensidade como yoga, natação, obviamente que, acompanhado com um educador físico, e o nutricionista para aconselhar o melhor tipo de alimentação.A gravidez é um período que exige muitos cuidados. A mulher durante os nove meses fica mais sensível, necessita de mais carinho, atenção e o apoio do companheiro e da família. O corpo sofre diversas alterações que modificam o humor da grávida facilmente, os seios tornam-se mais fartos e o aumento do peso é inevitável. Muitas vezes isso gera insatisfação na mulher, que mesmo grávida, quer conservar o corpo de antes.
O acompanhamento com "Nutricionistas" tem como objetivos:

-Auxiliar na prática de hábitos alimentares saudáveis
-Avaliar o estado nutricional da gestante
-Calcular a quantidade de peso saudável que a gestante deverá ganhar durante toda a gestação
-Acompanhar o ganho de peso durante a gestação
-Garantir adequado aporte nutricional para mãe e bebê
-Auxiliar quando ocorrer náuseas, vômitos, desconforto intestinal entre outros..
O ideal é que o acompanhamento inicie-se no primeiro trimestre de gestação. Nesta fase ocorre o desenvolvimento dos órgãos do sistema nervoso (cérebro), estrutura esquelética (dedos dos pés e mãos, coluna, pescoço) e formação de ossos e cartilagens do feto.
Durante o segundo trimestre e o terceiro trimestre de gestação o bebê continua a crescer e se desenvolver. As necessidades de vitaminas, minerais e proteínas devem ser monitoradas e atendidas com uma alimentação balanceada, a fim de evitar deficiência de algum nutriente na mãe e prejudicar a gestação e a saúde do bebê.
Por isso o "Acompanhamento Nutricional" visa, durante toda a gestação, suprir as necessidades da mãe e do bebê, auxiliando na escolha correta dos alimentos, hábitos alimentares saudáveis, acompanhando o estado nutricional da mãe e o crescimento do bebê, afirma nutricionista Fernanda.
Desta forma, torna-se essencial o acompanhamento multidisciplinar, visando à saúde tanto da mãe quanto do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário